quinta-feira, 4 de setembro de 2008

tempo é dinheiro

em 1970, mick jagger himself entrou em contato com a royal college of art e pediu que indicassem um designer para um trabalhinho que ele precisava. o felizardo foi um tal john pashe. o trabalho era simples: os stones precisavam de um cartaz para a turnê européia.
satisfeitos com o trabalho, a banda pediu uma marca para a gravadora que eles pretendiam criar. pasche, fã de pop art, apresentou isso:

ele cobrou 50 libras pelo logo, sem imaginar que este se tornaria um dos símbolos gráficos mais reconhecidos da história e talvez um dos primeiros casos de branding na história do rock. para piorar, a primeira vez que o logo foi usado foi na capa do sticky fingers, album de 71, com conceito original do andy warhol, por conta disso, muita gente acha que o logo é do warhol!! passados quase 40 anos, pasche resolveu leiloar a arte original, com direito a separação de cores pintada à mão e impressão colorida. o victoria & albert museum de londres, que vinha planejando uma exposição que incluiria a "língua", se adiantou e resolveu adquirir a peça para a coleção permanente por apenas 92.500 libras, 1.850 vezes o valor original ou mais ou menos 170 mil dólares.

dá-lhe pasche!

Nenhum comentário: