sábado, 15 de dezembro de 2007

#91 : os esportes estão contra mim

durante a minha adolescência, minha mãe queria que eu jogasse tênis para fazer amigos. me botou em aula e vivia me dizendo pra ir ao clube "encontrar outros tenistas". jogava e sempre perdia, achava um saco. foi assim também no colégio: "o esporte incentiva o trabalho em equipe" diziam. mas eu, de um esporte a outro contra a minha vontade, me sentia responsável pelo fracasso do grupo. era por causa daquela manchete furada, ou por não coordenar o pique-dois-passos-pique no handbol ou porque eu nunca ganhava a bola na base do garrafão nem acertava lances livres ou porque a culpa sobrava pra mim depois de afastar a bola para fora do pátio da escola em um lance perigoso, que acabou resultando em escanteio e gol adversário.

por força da necessidade, acabei descobrindo que esportes individuais não necessariamente competitivos são o bicho. nada como praticar uma atividade física sem o esforço idiota de passar uma bola pro lado de lá ou correr feito doido para pôr ela numa rede! nada de frustração e mico de ser o último a ser escolhido, nada de pressão por medo de falhar e ser o pereba da turma! sim, esportes individuais! por algum tempo surfei. muito legal o contato com a natureza, toma-se um caldos furiosos e tal... bem que eu me divertia, mas os bancos de areia mudaram e as ondas se foram... nunca fui tão surfista a ponto de mudar de praia e o surf acabou passando. nem sei onde minha prancha amarela e cheia de bolhas foi parar, mas ainda tenho planos de lá pelos 70 ter um longboard {e podar bonsais!!}. sem esporte nenhum que me aceitasse, nomeei a natação minha atividade física ideal: consigo realizar o que o instrutor me pede, ninguém fica olhando eu ir e voltar de um lado a outro da piscina e se eu engolir água, bater de cabeça na borda ou perder os calções ninguém se sentirá prejudicado. até a tão temida virada olímpica eu consigo fazer se ninguém mais estiver na raia! perfeito!

por conta dessa antipatia que os esportes e eu nutrimos um em relação ao outro, acabei percebendo que a minha pilha de discos trouxe muito mais amigos que a raquete de tênis ou as aulas de educação física ou a minha última prancha de surf juntos. ainda na escola, meu melhor amigo ia comigo pro centro de porto alegre atrás de bootlegs do the cure. juntamos centenas! certa vez viajei porto alegre-são paulo de ônibus sozinho para ver o oasis. antes mesmo de partir, troquei caixinhas de fitas com os caras do fundo. vimos o show juntos. já fiz amigos no trabalho navegando blogs de mp3 ou numa reunião de brainstorm quando disse "shoegaze". fiz amigos por causa de uma camiseta de banda, por que dejotei num boteco ou por cumprimentar o vocalista depois de um show sensacional. tudo isso sem uma gota de suor, sem placar e sem competição.

::::

simian
we are your friends {2002}

la breeze / sunshine / never be alone / helpless / skin / big black gun / in between / the way i live / the swarm / when i go / she is in mind / end of the day

2 comentários:

Guilherme disse...

meus melhores amigos vieram do róque, com certeza. sem contar algumas das histórias mais divertidas que eu já vivi.

lml

Anônimo disse...

tá vendo! se não fosse aquele encarte do pixies...