quinta-feira, 1 de novembro de 2007

#88 : como se livrar do nescau de guaraná

foi preciso procurar ajuda para colocar minha cabeça no lugar. era muita coisa pra fazer, uma pilha de decisões pra tomar e outras tantas pra mudar. conversando se aprende a lidar com isso, as decisões vêm mais fácil, separa-se o que realmente importa do que não serve mais, e depois que tudo parece estar resolvido, aparecem outras coisas que nunca se imaginou, que estavam ali, quietas num canto. é aí que o molho engrossa. começamos a fuçar onde não parecia incomodar e encontramos aquele assunto empoeirado, mas muito importante, no meio daquela bagunça que é a cachola humana. experimente revirar a prateleira de livros, a estante de cds, os altos do armário, o depósito lá na garagem, aquela caixa de sapatos cheia de tralhas que você adorava e está guardada há anos debaixo da cama. fazer terapia é assim: meio sem querer, remexemos caixinhas, reviramos estantes e reencontramos um monte de tralhas. é a hora da faxina.

com a terapia, aprendi que a pior coisa que existe, pior até que cerveja quente e nescau de guaraná, é a ansiedade. quando eu trancava depois do mark perguntar a clássica "mas e aí? como é que tu te sentiu?" e não sabia como explicar aquele azedo na boca, aquele embrulho no estômago, passavam-se alguns segundos e ele mesmo completava: "ansiedade!". isso! ela de novo! é pior que medo, pior que angústia, pior que solidão, pior que... pior que nescau de guaraná.



meu terapeuta achou graça quando eu apareci com a idéia do "the little book of failures", uma página de moleskine dedicada à ansiedade, um novo "capítulo", toda vez que eu pensasse "ugh, mas que merda!", sempre que eu me sentisse uma miniatura, sempre que eu quisesse mergulhar a cabeça num balde d'água e dar um berro a pleno pulmão. perguntei receoso se essa não era uma maneira de colocar um holofote sobre as minhas incompetências e as minhas derrotas e ele, sorrindo, respondeu: "deixa passar uma semana e relê o que te chateou. vais ver que era muito menor do que tu mesmo pensava!". o little book of failures teve 5 páginas e depois não foi mais preciso escrever. era só encarar a maldita de frente e ver ela diminuir diminuir diminuir e pif... sumir!

::::

belle and sebastian
the life pursuit {2006}

act of the apostle / another sunny day / white collar boy / the blues are still blue / dress up in you / sukie in the graveyard / we are the sleepyheads / song for sunshine / funny little frog / to be myself completely / act of the apostle II / for the price of a cup of tea / mornington crescent

Um comentário:

2131312 disse...

E ai Pedro!!!! Para ajudar nos seus dias de "ócio" um blogzinho novo com alguns CDzinhos bem bacanas!!!
http://indiepowerpop.blogspot.com/